Reinando no Returno
- decasweb
- 18 de set. de 2022
- 5 min de leitura

Olá,
Sejam muito bem vindos ao blog!
Mais um domingo de alegria para a torcida americana que pôde comemorar em casa a vitória sobre o time do Corinthians. Apesar do América ter enfrentado um time mesclado do adversário que preferiu descansar os seus principais jogadores que disputaram a partida das semifinais da Copa do Brasil na quinta-feira, não se pode esquecer que o Coelho também teve quase meio time de desfalques, devido às ausências de Lucas Kal, Danilo Avelar, Everaldo, Martínez e por que não, Pedrinho.
O decacampeão mineiro soube aproveitar bem esta decisão do time paulistano de poupar suas peças e venceu com louvor a equipe de Itaquera, fazendo uma partida extremamente competitiva e alternando momentos de pressão alta e baixa, especialmente no primeiro tempo. O goleiro Cássio foi bastante acionado na etapa inicial, mas Cavichioli também teve seus bons momentos e não assistiu a partida de camarote como poderia se imaginar. Sem a presença de Kal no meio, Mancini optou em escalar Alê em seu lugar, alternando com Juninho a primeira volância, função que ele inclusive já exerceu no passado, apesar de ter comentado após a partida que estudou a melhor maneira de atuar mais recuado. Sem Martínez, Benítez assumiu a responsabilidade de criar as jogadas ofensivas. embora sem a mesma combatividade do seu conterrâneo, que não jogou devido a uma entorse sofrida na partida contra o Botafogo. Aliás, Benítez e Juninho foram os nomes do jogo, o primeiro pela qualidade técnica e o segundo, não só pelo único e decisivo gol da partida, mas pela luta e disposição de sempre, onde inclusive, já nos minutos iniciais do jogo, havia tentado marcar em uma outra cabeçada. Outro que esteve muito bem foi Felipe Azevedo, que aproveitando um lateral muito novo em sua marcação, soube criar diversas situações de gol, inclusive chutando de fora da área. Seus dois companheiros de ataque, entretanto, não estiveram tão bem. Matheusinho jogando pela beirada de campo ficou muito limitado e não conseguiu dar a mesma velocidade ofensiva como dá, por exemplo, Everaldo. Henrique Almeida apesar da luta de sempre, viu muitas bolas sendo cruzadas para a área, mas enfrentando uma dupla de zaga bem mais alta que ele, perdeu praticamente todas as bolas alçadas.
Se as peças ofensivas tiveram atuações irregulares, nossa defesa por sua vez, teve uma partida nivelada por cima, com boas participações de todos. Cáceres tomou definitivamente a posição de Patric e Ricardo Silva voltou a começar um jogo, em uma atuação segura. Éder e Marlon também estiveram bem. Cavichioli só errou em poucas reposições de bola.
Depois de um primeiro tempo em que o América foi melhor no geral, no segundo a impressão que se teve é que o Corinthians havia conseguido se acertar e equilibrado o jogo e que o deca havia se cansado. Com 15 minutos da etapa final, já se notava uma demora na recomposição defensiva e um espaço grande entre a 2a e últimas linhas, fruto da intensidade do tempo inicial. Mancini aparentemente demorou a fazer as substituições, porque estava claro que Azevedo e Benítez não tinham condições físicas para manter o ritmo inicial, especialmente enfrentando a garotada escalada pelo time paulistano e Matheusinho e Almeida não estavam tão inspirados como em partidas anteriores. A entrada de Mastriani no lugar de Almeida foi uma forma de colocar um centroavante mais forte mas também rápido lá na frente e com o passar do jogo, Indio Ramirez substituiu Benítez, Aloísio a Felipe Azevedo e para reforçar a parte defensiva nos minutos finais após o gol marcado, Maidana no lugar de Matheusinho e Patric no de Cáceres, aumentando assim a altura da nossa defesa, já que o sempre perigoso Yuri Alberto havia entrado no time alvinegro. O gol de Juninho foi um prêmio merecido a um jogador extremamente dedicado em campo e que por infelicidade, havia perdido um gol nos últimos minutos na partida contra o Palmeiras, em casa. Seria o gol de empate naquele momento.
A vitória deste domingo aproximou o Coelhão do time de Vespasiano e atual 7º colocado, que vem fazendo uma péssima campanha no returno e agora a diferença é de apenas 1 ponto, com o time americano tendo uma vitória a mais. Os empates entre Bragantino e Goiás, Juventude e Fortaleza e Cuiabá e Athetico foram favoráveis para o distanciamento entre o alviverde de Minas Gerais e estes cinco primeiros times que estão atrás do América na tabela de classificação, mas também para se aproximar do time paranaense, já pensando em Libertadores. A diferença que caiu para 5 pontos, é a mesma para o Corinthians. As derrotas de Santos, Coritiba, Ceará, embora as duas últimas tenham sido para Botafogo e São Paulo, nos mantém a uma distância segura de todos eles, mesmo que ocorra um resultado indesejado nas próximas partidas, que aliás serão contra Cuiabá e Ceará. É a grande oportunidade de se ganhar 6 pontos e embolar de vez com os 3 times que estão imediatamente à nossa frente.
Com a melhor campanha do returno ao lado do Palmeiras (sem contar com o resultado do Internacional que jogará nesta segunda-feira à noite), com a 5a melhor campanha em jogos disputados em casa, a 8a posição geral da Série A, com 9 jogos de invencibilidade e com apenas 3 gols sofridos nestes 9 jogos o que confere ao Coelhão o título de melhor defesa da segunda metade do Brasileirão e reinando no returno com boas atuações e resultados, alguém ainda duvida que o América está definitivamente na briga por uma vaga na Libertadores?
Vamos prá cima deles, Coelhô!!!
Se você ainda não ouviu ou não conhece, agora às sextas-feiras tem sempre um episódio do podcast “Santos Americanos”, falando sobre o Coelhão das Minas Gerais e disponível no Spotify, Amazon Music, Apple Podcast, Deezer, Google Podcast, Radio Public, Pocket Casts, TuneIn e no You Tube, com a participação deste que lhes escreve. O programa conta ainda com o Marcão do Castelo, famoso por seu blog e pelas aparições em diversos programas de conteúdo do América. Para ouvir, basta procurar por “Santos Americanos” no campo de pesquisa na sua plataforma predileta . As sugestões de pautas e comentários para o programa podem ser enviados pelos perfis no instagram e twitter de @decasweb e @marcaodocastelo, aqui no blog ou no campo de comentários no You Tube.
Ouça, comente e compartilhe.
Link do You Tube do último episódio:
https://www.youtube.com/watch?v=OlgelyPssa4
Quer fazer um comentário? Então aproveite o espaço ao final desta página e deixe sua mensagem. Este blog é um espaço aberto a todos os americanos.
Gostou do post? Então ajude a divulgá-lo, compartilhando em suas redes sociais com outros membros da torcida americana.
Aproveite para se inscrever gratuitamente como membro do blog e receber em primeira mão o aviso de publicação do nosso post semanal. Basta fazer um comentário ou registrar o seu e-mail.
Foto: América FC
Comments