top of page

Em contagem regressiva

  • Foto do escritor: decasweb
    decasweb
  • 25 de set. de 2022
  • 4 min de leitura


Olá,


Sejam muito bem vindos ao blog!


Na semana que passamos infelizmente sem termos jogos do Coelhão, o mundo do futebol entrou em uma nova contagem regressiva para o início da Copa do Mundo do Catar ao chegar a marca dos 60 dias restantes para acontecer a maior competição internacional do planeta. Mas a não ser que você torcedor americano, seja um viciado em Copas ou está tentando completar o seu álbum de figurinhas, a contagem regressiva que nos importa mesmo é a da chegada aos 45 pontos no Brasileirão.


Antes que alguém reclame que já não existe motivo para se preocupar com o Z4, lembro de uma expressão popular incluída na canção “Engenho de Dentro”, de Jorge Benjor: “Prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém”!


Com méritos, o atual grupo americano reagiu na competição e chegou aos 39 pontos ao vencer o Corinthians na última rodada. Faltam portanto apenas mais 6 pontos para se chegar ao número mágico dos 45, para teoricamente o Coelhão se garantir em mais um ano na Série A. Embora esta marca ainda não garanta matematicamente a permanência, pois é apenas a média histórica que se fez necessária ao longo dos anos no campeonato brasileiro disputado por pontos corridos para um time da Série A não cair, dificilmente se fará necessária uma pontuação superior a ela. Para se ter uma ideia, projetando o desempenho atual das equipes ameaçadas em enfrentar a B no ano que vem, provavelmente com 40 pontos já será possível se salvar.

Coincidência ou não, o América vai ter a chance de alcançar a pontuação desejada enfrentando duas equipes que não fazem um bom campeonato este ano: Cuiabá e Ceará, porém, ambos fora de casa. Com quatro empates e uma derrota nos últimos 5 jogos e com diversos jogadores “rodados” e "cascudos" em seu elenco, o time do Mato Grosso faz uma campanha inferior a que se imaginava e está apenas na 18ª posição. Já o Ceará, em 15º e com um pouco mais de tempo na A do que o próprio América, vem de três empates, uma derrota e uma vitória. Dependendo dos resultados no meio da semana, os cearenses poderão enfrentar o Coelhão já estando na zona de rebaixamento. São duas equipes entrando portanto no modo “desespero” e precisando vencer o mais rápido possível, pois afinal de contas o Brasileirão também está em contagem regressiva para o seu final, faltando apenas mais 11 partidas e 33 pontos a serem disputados por cada equipe (exceto São Paulo e Avaí que já jogaram neste fim de semana), e cerca de 45 dias para o campeonato se encerrar.


Enquanto nossos próximos adversários passam por uma fase crítica, o deca mineiro além de viver uma invencibilidade de nove jogos e um momento extremamente tranquilo, provavelmente contará com todos os jogadores para os dois embates, apesar da dúvida a respeito de Martinez, mas poderá contar com os retornos de Felipe Azevedo, Conti e Carlos Alberto que estavam lesionados, de Lucas Kal, que estava suspenso, e Everaldo e Danilo Avelar , que não puderam jogar contra o Corinthians por questões contratuais.


Seria óbvio dizer da importância de se conquistar as duas vitórias, até porque, toda vitória em qualquer competição é importante, mas repararam quais as equipes que enfrentaremos nas próximas rodadas? São Paulo, Fluminense, Fortaleza, Flamengo, Goiás, Internacional, Bragantino, Palmeiras e Atlético-GO. Dos nove restantes, quatro estão à nossa frente na tabela de classificação e dos outros cinco, só conseguimos vencer os dois goianenses no primeiro turno.


Se por si só, alcançar os 45 pontos já não fosse um motivo mais do que suficiente para o time se entregar ao máximo em campo, o Coelhão ainda poderá superar o time de Vespasiano nas próximas duas rodadas e até abrir uma diferença de pontuação para ele. Com apenas 1 mísero ponto à nossa frente, e passando por uma péssima fase, o time de preto e branco enfrentará o Palmeiras e o Fluminense em sequência. Athletico-PR, e Corinthians que estão imediatamente acima, possuem uma vantagem um pouco maior para o América, de 5 pontos, e pegam equipes com desempenhos recentes ruins: Santos e Juventude e Atlético-GO e Cuiabá respectivamente. A não ser que ocorra um zoológico inteiro de zebras, dificilmente a diferença para os atuais 5º e 6º colocados diminuirá.


Sabemos que o momento atual do alviverde mineiro é ótimo, que a campanha no returno é excelente e a possibilidade de se alcançar os 45 pontos está muito próxima, mas o que queremos mesmo é poder já ao final da rodada de sábado , começar a contagem regressiva para a vaga da Libertadores. Fortes emoções vem por aí.


Vamos prá cima deles, Coelhô!!!


Abraço,


Cesar Santos



Se você ainda não ouviu ou não conhece, agora às sextas-feiras tem sempre um episódio do podcast “Santos Americanos”, falando sobre o Coelhão das Minas Gerais e disponível no Spotify, Amazon Music, Apple Podcast, Deezer, Google Podcast, TuneIn, Radio Public, Pocket Casts e no You Tube, com a participação deste que lhes escreve. O programa conta ainda com o Marcão do Castelo, famoso por seu blog e pelas aparições em diversos programas de conteúdo do América. Para ouvir, basta procurar por “Santos Americanos” no campo de pesquisa na sua plataforma predileta . As sugestões de pautas e comentários para o programa podem ser enviados pelos perfis no instagram e twitter de @decasweb e @marcaodocastelo, aqui no blog ou no campo de comentários no You Tube.

Ouça, comente e compartilhe.

Link do You Tube do último episódio:

https://www.youtube.com/watch?v=UmDA50R9LNI

Aproveite e se inscreva no canal para que o nosso conteúdo possa chegar ao maior número possível de americanos.


Quer fazer um comentário? Então aproveite o espaço ao final desta página e deixe sua mensagem. Este blog é um espaço aberto a todos os americanos.


Gostou do post? Então ajude a divulgá-lo, compartilhando em suas redes sociais com outros membros da torcida americana.


Aproveite para se inscrever gratuitamente como membro do blog e receber em primeira mão o aviso de publicação do nosso post semanal. Basta fazer um comentário ou registrar o seu e-mail.



Foto: América FC


5 comentários


parenzi.consultor
27 de set. de 2022

O campeonato brasileiro da série A é muito difícil, mesmo. Enfrentaremos uma sequência dura até o final. Cada jogo se tornará uma batalha. O alento é que parece que o grupo está consciente do seu objetivo, o famoso grupo "fechado" em busca de uma nova Libertadores. Apesar dos 2 jogos em sequência fora de casa, a vitória em ambos é possível e acredito em pelo menos 4 pontos. Sugestão de tema polêmico para os Santos Americanos: já é hora de reconhecer Marcos Salum como um dos melhores dirigentes que o América já teve? Quem foi o melhor?

Curtir
decasweb
decasweb
27 de set. de 2022
Respondendo a

Parenzi, sem dúvida, disputar a Série A é muito difícil, especialmente pela grande diferença de investimento existente entre as equipes, o que obviamente interfere no resultado esportivo. Por isso mesmo, o trabalho que o América tem feito nos últimos anos com todas as dificuldades que nós conhecemos, merece elogios. Obrigado pela sugestão de tema. Abraço

Curtir

dhenriquefigueiredo
26 de set. de 2022

Mais uma vez, um excelente texto.

Desses 33 pontos, poderíamos angariar 15 e terminar esse campeonato na maior tranquilidade.

Curtir
parenzi.consultor
27 de set. de 2022
Respondendo a

Podemos até pensar em 19 pontos se a equipe manter o foco até o final.

Curtir
bottom of page