Em contagem regressiva
- decasweb
- 25 de set. de 2022
- 4 min de leitura

Olá,
Sejam muito bem vindos ao blog!
Na semana que passamos infelizmente sem termos jogos do Coelhão, o mundo do futebol entrou em uma nova contagem regressiva para o início da Copa do Mundo do Catar ao chegar a marca dos 60 dias restantes para acontecer a maior competição internacional do planeta. Mas a não ser que você torcedor americano, seja um viciado em Copas ou está tentando completar o seu álbum de figurinhas, a contagem regressiva que nos importa mesmo é a da chegada aos 45 pontos no Brasileirão.
Antes que alguém reclame que já não existe motivo para se preocupar com o Z4, lembro de uma expressão popular incluída na canção “Engenho de Dentro”, de Jorge Benjor: “Prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém”!
Com méritos, o atual grupo americano reagiu na competição e chegou aos 39 pontos ao vencer o Corinthians na última rodada. Faltam portanto apenas mais 6 pontos para se chegar ao número mágico dos 45, para teoricamente o Coelhão se garantir em mais um ano na Série A. Embora esta marca ainda não garanta matematicamente a permanência, pois é apenas a média histórica que se fez necessária ao longo dos anos no campeonato brasileiro disputado por pontos corridos para um time da Série A não cair, dificilmente se fará necessária uma pontuação superior a ela. Para se ter uma ideia, projetando o desempenho atual das equipes ameaçadas em enfrentar a B no ano que vem, provavelmente com 40 pontos já será possível se salvar.
Coincidência ou não, o América vai ter a chance de alcançar a pontuação desejada enfrentando duas equipes que não fazem um bom campeonato este ano: Cuiabá e Ceará, porém, ambos fora de casa. Com quatro empates e uma derrota nos últimos 5 jogos e com diversos jogadores “rodados” e "cascudos" em seu elenco, o time do Mato Grosso faz uma campanha inferior a que se imaginava e está apenas na 18ª posição. Já o Ceará, em 15º e com um pouco mais de tempo na A do que o próprio América, vem de três empates, uma derrota e uma vitória. Dependendo dos resultados no meio da semana, os cearenses poderão enfrentar o Coelhão já estando na zona de rebaixamento. São duas equipes entrando portanto no modo “desespero” e precisando vencer o mais rápido possível, pois afinal de contas o Brasileirão também está em contagem regressiva para o seu final, faltando apenas mais 11 partidas e 33 pontos a serem disputados por cada equipe (exceto São Paulo e Avaí que já jogaram neste fim de semana), e cerca de 45 dias para o campeonato se encerrar.
Enquanto nossos próximos adversários passam por uma fase crítica, o deca mineiro além de viver uma invencibilidade de nove jogos e um momento extremamente tranquilo, provavelmente contará com todos os jogadores para os dois embates, apesar da dúvida a respeito de Martinez, mas poderá contar com os retornos de Felipe Azevedo, Conti e Carlos Alberto que estavam lesionados, de Lucas Kal, que estava suspenso, e Everaldo e Danilo Avelar , que não puderam jogar contra o Corinthians por questões contratuais.
Seria óbvio dizer da importância de se conquistar as duas vitórias, até porque, toda vitória em qualquer competição é importante, mas repararam quais as equipes que enfrentaremos nas próximas rodadas? São Paulo, Fluminense, Fortaleza, Flamengo, Goiás, Internacional, Bragantino, Palmeiras e Atlético-GO. Dos nove restantes, quatro estão à nossa frente na tabela de classificação e dos outros cinco, só conseguimos vencer os dois goianenses no primeiro turno.
Se por si só, alcançar os 45 pontos já não fosse um motivo mais do que suficiente para o time se entregar ao máximo em campo, o Coelhão ainda poderá superar o time de Vespasiano nas próximas duas rodadas e até abrir uma diferença de pontuação para ele. Com apenas 1 mísero ponto à nossa frente, e passando por uma péssima fase, o time de preto e branco enfrentará o Palmeiras e o Fluminense em sequência. Athletico-PR, e Corinthians que estão imediatamente acima, possuem uma vantagem um pouco maior para o América, de 5 pontos, e pegam equipes com desempenhos recentes ruins: Santos e Juventude e Atlético-GO e Cuiabá respectivamente. A não ser que ocorra um zoológico inteiro de zebras, dificilmente a diferença para os atuais 5º e 6º colocados diminuirá.
Sabemos que o momento atual do alviverde mineiro é ótimo, que a campanha no returno é excelente e a possibilidade de se alcançar os 45 pontos está muito próxima, mas o que queremos mesmo é poder já ao final da rodada de sábado , começar a contagem regressiva para a vaga da Libertadores. Fortes emoções vem por aí.
Vamos prá cima deles, Coelhô!!!
Abraço,
Cesar Santos
Se você ainda não ouviu ou não conhece, agora às sextas-feiras tem sempre um episódio do podcast “Santos Americanos”, falando sobre o Coelhão das Minas Gerais e disponível no Spotify, Amazon Music, Apple Podcast, Deezer, Google Podcast, TuneIn, Radio Public, Pocket Casts e no You Tube, com a participação deste que lhes escreve. O programa conta ainda com o Marcão do Castelo, famoso por seu blog e pelas aparições em diversos programas de conteúdo do América. Para ouvir, basta procurar por “Santos Americanos” no campo de pesquisa na sua plataforma predileta . As sugestões de pautas e comentários para o programa podem ser enviados pelos perfis no instagram e twitter de @decasweb e @marcaodocastelo, aqui no blog ou no campo de comentários no You Tube.
Ouça, comente e compartilhe.
Link do You Tube do último episódio:
https://www.youtube.com/watch?v=UmDA50R9LNI
Aproveite e se inscreva no canal para que o nosso conteúdo possa chegar ao maior número possível de americanos.
Quer fazer um comentário? Então aproveite o espaço ao final desta página e deixe sua mensagem. Este blog é um espaço aberto a todos os americanos.
Gostou do post? Então ajude a divulgá-lo, compartilhando em suas redes sociais com outros membros da torcida americana.
Aproveite para se inscrever gratuitamente como membro do blog e receber em primeira mão o aviso de publicação do nosso post semanal. Basta fazer um comentário ou registrar o seu e-mail.
Foto: América FC
O campeonato brasileiro da série A é muito difícil, mesmo. Enfrentaremos uma sequência dura até o final. Cada jogo se tornará uma batalha. O alento é que parece que o grupo está consciente do seu objetivo, o famoso grupo "fechado" em busca de uma nova Libertadores. Apesar dos 2 jogos em sequência fora de casa, a vitória em ambos é possível e acredito em pelo menos 4 pontos. Sugestão de tema polêmico para os Santos Americanos: já é hora de reconhecer Marcos Salum como um dos melhores dirigentes que o América já teve? Quem foi o melhor?
Mais uma vez, um excelente texto.
Desses 33 pontos, poderíamos angariar 15 e terminar esse campeonato na maior tranquilidade.